
Recebi de uma colega um divertido e inteligente e-mail denominado "Breve História da Humanidade", contendo apenas a charge que reproduzo acima (se clicar na imagem e depois dar zoom ela melhora). O confrade bachiano, Luis, me passou um link onde podemos encontrar essa ilustração em tamanho satisfatório: http://www.flickr.com/photos/mlsj_photos/451632975/sizes/o/
Embora não concorde totalmente que a história humana seja apenas um reflexo das nossas pulsões mais primitivas -- nesta caso, sexo e violência -- a tirada é extremamente espirituosa e digna de nota. No tocante especificamente à violência, a charge me lembrou uma passagem de Raymond Aron sobre a permanência da guerra na política internacional:
"A guerra é de todas as épocas e de todas as civilizaçôes. Os homens sempre se mataram, empregando os instrumentos fornecidos pelo costunle e a técnica disponível: com machados e canhôes, flechas ou projéteis, explosivos químicos ou reações atômicas; de perto ou de longe; individualmente ou em massa; ao acaso ou de modo sistemático. " (Paz e Guerra entre as Nações, 219)
Botton line da história, somos o símio de tacape do primeiro quadro com as vestes e as técnicas do último.
Prá mim a pior guerra é a que travamos diariámente com os que tentam matar nossos sonhos e idealismo.
ResponderExcluirConcordo. Coincidentement eno mesmo dia em que recebi essa charge fiquei sabendo que chamaram o Daniel Alves de macaco no campeonato espanhol. Fiquei com uma vontade imensa de dar uma de 'patronizing' para os babaquinhas espanhois e soltar uma : 'pero no somos todos'? hahaha
ResponderExcluirQuando chamaram Grafite de ''macaco'' e a coisa deu em Boletim de Ocorrência contra o beque argentino , Pelé foi ouvido e disse: cansei de ser chamado de macaco nos campos de futebol , coisa ''meio natural'' para o meio furebolístico, todas as vezes que me ofendiam respondia com gols e gozava na cara do sujeito.
ResponderExcluirÉ isto.
'' A Guerra é a mãe de todas necessidades''
ResponderExcluir