quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lamúrio à tcheca

Ontem recebi o Embaixador da República Tcheca para uma palestra sobre a União Européia e as relações do bloco com o Brasil. Ao longo de toda a noite foi falado da sociedade tcheca, da economia tcheca, da política tcheca, da diplomacia tcheca, da cultura tcheca e até da cerveja tcheca. Ao sair do evento eu ainda pude assistir aos últimos 20 minutos da l-a-m-e-n-t-á-v-e-l eliminação do corinthians em uma televisão minúscula e mal sintonizada colocada de improviso no estacionamento da universidade. Fui dormir com a República tcheca na cabeça e com o frustrante sentimento de, mais uma vez, assistir meu time se afogar na praia da Libertadores. Traduzindo em boa música a decepção deste corinthiano somado à overdose de tchequisses noturnas, o que restou na manhã desta quinta-feira foi a lamuriosa melodia do cello no adágio do concerto composto pelo tchequíssimo Antonin Dvorák.

O vídeo que posto é a gravação monumental de Rostropovich. Se este bom velhinho escorregou na gravação das suites para cello do Bach, no repertório romântico ele está completamente em casa. Deita, rola e leva a expressividade à sua extremidade lógica.

A. Dvorák: Concerto pra Cello em Bm, Segundo Movimento: Adagio Ma Non Tropo:

(Sugiro um bom fone de ouvido para escutar o vídeo abaixo)






Quem quiser escutar todo o concerto, pode baixar o disco todo clicando
aqui.

(A cellista do disco é a Jacqueline Dupré e o regente, seu então marido, Daniel Baremboim - Extraído do blog PQP Bach).

6 comentários:

  1. Não se lamurie, não há motivos!!
    A música, que é atemporal, prova que nada como um dia após o outro.
    E o melhor é que você se safou do
    banho-tcheco...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dvorak que seria sogro de outra personalidade Tcheca muito famosa: o Violinista e Compositor Josef Suk.
    Rostropovich, ou Slava , foi um dos maiores cellistas de todos os tempos , exceto no repertório Barroco e no Concerto para Cello para Elgar que ele se recusou a gravar depois que ouviu a gravação ,ESTUPENDA, da então jovem Jacqueline Dupré com Sir John Barbirolli à frente da /London Symphony Orchestra.
    Quem não conhece esta gravação tem obrigação de sair correndo e ouví-la o mais breve possível.
    Nunca ter ouvido o Concerto para Cello de Elgar com Dupré/Barbirolli, CASTIGO : Cem anos no inferno ouvindo Bruno e Marrone.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=JVTe8Zm1Xrk

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=JVTe8Zm1Xrk

    ResponderExcluir
  5. Troca então para o Cesar Menotti e Fabiano...

    ResponderExcluir