
Reservei boa parte do fim de semana à audição de duas versões diferentes de Acis e Galatéia, uma das estórias da mitologia grega contada por Ovídio em Metamorfoses. A primeira foi a ópera de Jean-Baptiste Lully, Acis et Galetèe, composta em 1686. A escutei na gravação de Minkowski com o Les Musiciens Du Louvre. A segunda versão foi a mini-ópera de G. F. Handel, Acis and Galatea, de 1732. Esta escutei com o bachianíssimo John Eliot Gardiner.
O enredo é bem simples: Acis é um belo pastor e Galatéia uma bela ninfa. Os dois se enamoram qual aquele o poema de Ricardo Reis... Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio... O romance bucólico dura até o aparecimento de Polifemo, o monstrengo caolho que nutria um amor não correspondido por Galatéia e que descobre que o pastor e a ninfa estavam se pegando. Poliefemo, derretendo de ciúmes (como diz o libreto de Handel: I rage, I melt, I hate), prepara uma emboscada e esmaga Acis com uma rocha. Desesperada, Galatéia transforma o sangue de Acis no rio Acis. Fim de enredo.
No tocante à estrutura, a ópera do francês (chamemos assim o italiano que foi o mais bem-sucedido compositor do barroco francês. Afinal, o córsego Bonaparte também não foi o mais bem-sucedido revolucionário francês?), está organizada assim: um longo prólogo (12 movimentos), Ato 1 (13 cenas), Ato 2 (9 cenas) e Ato 3 (9 cenas). Já a ópera de Handel está dividida em apenas dois atos, com 22 movimentos ao todo. Handel tinha tudo para perder por WO.
Postas frente a frente, a versão de Lully, in my humble opnion, perde de goleada para a de Handel. Primeiramente porque Lully não foi tão exitoso quanto Handel em transferir para sua música o clima pastoril e descontraído que a estória de Ovídio exige. A música do francês não consegue se desvencilhar da pomposa e galante música de Versalhes. É música encastelada para fazer dançar os aduladores do Rei Sol. A versão de Handel, por sua vez, nos transporta para toda calmaria arcadiana. É música do campo pra fazer dançar o pastor e a ninfa. Encontrei alguns trechos das duas óperas no ‘Saint Youtube’.
Ouçamos agora a ária de Handel, "Hush, ye pretty warbling choir!", com as flautas doces salpicando os trinados e Galatéia, com voz de ninfeta virgem, clamando: “bring back my Acis to my sight”. Isso sim é música sertaneja! (gravação de outro bachiano puro-sangue, John Butt).
Outro aspecto que coloca Lully em desvantagem são os corais. Handel é meticuloso com a polifonia e os corais da ópera são agraciados por belíssimos contrapontos vocais. Aqui temos um exemplo de uma passagem em canon onde a frase wretched lovers (amantes desafortunados) é repetida consecutivamente em todos os registros vocais formando um coeso tecido polifônico. O coral termina com o “the monster polypheme”, e, no vídeo, com o próprio cíclope surgindo pra acabar com a raça do pastor enamorado (gravação de C. Hogwood. Um bom fone de ouvidos é fundamental.):
Pra terminar a enxovalhada, Handel ainda bate Lully nas caprichosas melodias das árias. Vejam se estou mentindo. Basta reparar no delicado desenho do oboé ao dialogar com o lamento de Galatéia. O coral ainda tenta consolá-la: “cease, Galetea, cease to grieve” (Pare, Galatéia, pare de se lamentar!).
Final de jogo: Handel 3 x Lully 0.
Obs. 1: Se alguém se interessar pelos discos, posso fazer upload deles em algum site de compartilhamento.
Obs. 2: Estou baixando Acis e Galatéia em um arranjo que Mozart fez para a ópera de Handel. Estou bem curioso para conhecer a versão 'clássica' dessa ópera goleadora.
Acis e Galatéa foi uma das obras pastorais de juventude de Haendel, ainda sob a influência do Barroco-spaghetti, o mestre dos Coros evoluiria muito no seu estilo depois de se fixar na Ilha. Rogério Cerqueira Leite, meu gurú musical, vê nestas obras pastorais de Haendel o germe do Romantismo. Não é portanto coincidência que Beethoven tenha Haendel como ''o maior músico que já existiu''.
ResponderExcluirThat's true. Embora quando ele escreveu Acis ele já estava fixado em terras normandas. Eu ainda achei umas passagens muito parecidas a vários trechos do Messias. Ou foi inverso, ele reproduziu no Messias trechos inteiros de Acis. Tem uma ária em que se ouve todas as notas de uma passagem de "Oh thou that tellest good tiding to zion"... quando diz "the gloooory of the lorddd, is risen upon thee".
ResponderExcluirPor uma destas estranhas coincidências da vida, acabo de receber , HOJE , um Blu-ray da Amazon , da ópera Acis e Galatéa que eu havia encomendado há 30 dias!!!
ResponderExcluirDireção de C.Hogwood , do ano passado , em Londres, foi lançado agora em 2010.
Barão,
ResponderExcluirÉ que você não sabe. A Amazon fez conexão em Big Field. O vídeo 3 é com o Hogwood. Será que é essa gravação?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA gravação é esta mesma mas Handel está mesmo ''preso'' ao esquema da ópera Italiana, com árias da Capo , e sem a possibilidade de usar plenamente seus coros da fase mais tardia de depois de 1730; ainda acho que Haendel é melhor nos Oratórios, mas suas grandes óperas estão depois de 1735 como Xerxes, Arminda , Semele,Alcina,Ariodante...
ResponderExcluir